Introdução
Com o desenvolvimento do fenômeno Stand Up Paddle (SUP) e a sua popularização em todo o mundo, este trabalho apresenta uma proposta que busca justificar a inclusão dessa modalidade na escola. O SUP é uma atividade que permite um contato com a natureza atraindo adeptos de todas as idades. Consiste em remar uma prancha em um meio liquido e apesar da escola não ser um local especifico, acredita-se que pode ser uma boa ferramenta educacional para as aulas de educação física.
Hoje há preocupação com a destruição da natureza do nosso planeta: lixo, aquecimento global, desmatamento e consumismo são problemas discutidos diariamente pelas pessoas. Como a educação pode contribuir nessa questão? Qual o papel do professor de educação física no aspecto da sustentabilidade?
A meta desse trabalho foi aliar a Educação Física com a reciclagem. Mostrar que com criatividade se pode inovar nas aulas, fazendo uso de materiais nunca antes pensados e com isso trazer novos conceitos para as aulas.
Prática do SUP
Pereira sugere a seguinte sequência para o aprendizado:
Em seguida, o objetivo é ficar em pé, equilibrar-se e começar a remar, com leve flexão dos joelhos para aumentar a estabilidade.
Com o tronco semiflexionado, chega à vez da remada. Com uma mão na empunhadura e outra no cabo, o surfista precisa apenas encaixar a pá na água e tracionar, “empurrando” a água para trás.
Na sequencia o remador deve alternar o lado da remada para que a pranchas mantenha-se em linha reta.
Metodologia
Para atingir os objetivos propostos neste projeto, pretende-se ensinar como construir uma prancha de SUP com materiais reutilizáveis com fins educativos para futuros praticantes.
Produzido basicamente de garrafa PET e cola, a prancha de reciclados torna-se um trabalho simples e artesanal para dar incentivo ao esporte, devido ao baixo custo é ideal para a população carente. Essa modalidade pode ser adaptada para fins educativos.
Construção da prancha de stand up e seus acessórios
Aula sobre Stand Up Paddle de garrafa PET
Em um primeiro momento o professor vai trazer o tema para seus alunos, perguntando que sabem sobre esse esporte, se já viram ou conhecem alguém que pratica se já tiveram contato com a prancha (ou já viram nas mídias). O uso de vídeos e fotos pode ajudar nesse momento. O professor pode pedir uma pesquisa sobre o tema.
Após perceber o que os alunos sabem sobre o tema, o professor poderá trazer novas forma de praticar o esporte. Ele poderá explicar, por exemplo, que é importante saber nadar, quais equipamentos são necessários para a prática SUP.
Ao final o professor vai levar o grupo de alunos para confeccionar a prancha de SUP com as garrafas PET.
Conclusão
O projeto demonstra-se tecnicamente viável na relevância de reutilizar produtos recicláveis para a fabricação da prancha de SUP, assim podemos contribuir para minimizar a degradação ambiental, provocadas pelos descartes inadequados das garrafas PET, ou seja, em lugares que não são próprios para jogá-las fora.
Assim, pode-se introduzir nas aulas de educação física um novo esporte, que é muito interessante e pode fazer parte das mesmas, como mais um componente curricular, incentivando os alunos com uma modalidade diferenciada.