EFDeportes.com

Facebook Twitter Instagram

Educación

12.11.2015
Brazil
POR |

A afetividade no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental

Este artigo mostra a influência da relação afetiva entre professor e aluno no processo ensino aprendizagem de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Para você o que é ser um Bom Professor?
O que você mais gosta do seu professor?
Quando há um problema na sala de aula como você acha que o professor deve resolver?
Para você, qual a melhor forma de relacionamento entre professor e aluno?
Quais os assuntos você gosta de conversar com seu professor?

Introdução

Os alunos nesta fase necessitam de maior envolvimento, pois estão no início da sua “formação” e sabemos que o afeto motiva o comportamento e os levará a uma melhor aprendizagem. E que a relação entre professor e aluno necessita ser baseada no afeto, confiança, liberdade para que o aluno se entregue ao prazer de aprender.

A afetividade é algo que deve estar sempre presente na sala de aula, mas nem sempre a sua importância é levada em consideração. Fundamentado na idéia que o ser humano deve ser visto como um todo, é de suma importância considerar o papel da afetividade no desenvolvimento psicológico e na formação de conhecimentos cognitivos/afetivos, os mesmos são inseparáveis, as capacidades cognitivas necessitam da presença de aspectos afetivos.

Estudos mostram que as relações entre o professor, o conteúdo escolar e o aluno são profundamente marcadas pela afetividade, podendo gerar impactos de aproximação ou distanciamento entre o aluno e o conteúdo. Todas as atividades planejadas e desenvolvidas pelo professor possuem influencias na afetividade e na aprendizagem dos alunos. A maneira que o professor apresenta o conteúdo em sua sala de aula pode afetar cada aluno de uma maneira particular, repercutindo de diversas formas na sua aprendizagem. Os mesmos esquecem-se da afetividade e muitas vezes se preocupam apenas com o conteúdo e com as metodologias, podendo criar marcas profundas.

A afetividade exerce grande influência no processo ensino aprendizagem sob à ótica psicopedagógica. A Psicopedagogia se preocupa com a educação significativa, onde o professor sempre utilize de estratégias que são ligadas à afetividade para estimular o desenvolvimento intelectual e a autonomia dos alunos. A prática pedagógica deve ser baseado no diálogo entre professor e aluno, permitindo que o mesmo desenvolva amplamente seu potencial criador, a socialização, a afetividade, a imaginação e a espontaneidade.

 

Metodologia

Foi realizada uma pesquisa com vinte alunos, dez meninos e dez meninas com idade entre sete a oito anos, do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hortênsia, que fica situada no Município de Itapecerica da Serra- SP.

O questionário continha perguntas objetivas, onde o aluno poderia expor a sua opinião sobre situações que acontecem em sala de aula, sobre à convivência e a afetividade entre professor e aluno.

 

Discussão

A maioria dos alunos que participaram da pesquisa deixou bem claro nas suas respostas que a afetividade representa um aspecto importante no processo ensino aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o dialogo, o carinho e principalmente o amor.

A primeira pergunta da pesquisa foi: Para você o que é ser “Bom Professor”? A alternativa mais escolhida foi ser carinhoso, esse resultado deixa claro que o carinho do professor é essencial no processo ensino aprendizagem.

A segunda pergunta da pesquisa foi: O que você mais gosta do seu professor? A alternativa mais escolhida foi da amizade e do carinho. O resultado obtido com essa pergunta nos faz refletir que o ato de ensinar requer amizade e carinho, e quando isso acontece, certamente aprende-se melhor.

A terceira pergunta foi: Quando há um problema na sala de aula como você acha que o professor deve resolver? As alternativas mais escolhidas foram o diálogo e com conversa entre professor e aluno. O resultado obtido nos mostra que o dialogo entre professor e aluno é muito importante nas resoluções de conflitos.

A quarta pergunta foi: Para você qual a melhor forma de relacionamento entre professor e aluno? Amor, amizade e respeito, foi a alternativa mais escolhida. O resultado obtido com esta pergunta deixa claro que a relação entre professor e aluno não deverá ser de imposição, mas sim de amor, de amizade e de respeito.

A quinta pergunta foi: Quais os assuntos você gosta de conversar com seu professor? As alternativas mais escolhidas foram sobre a minha vida e elogios das atividades. O resultado obtido com esta pergunta mostra que os alunos, gostam de conversar com o professor e serem ouvidos por ele e receber elogios.

 

Considerações finais

A afetividade possui grande importância no processo ensino aprendizagem, é com um bom relacionamento entre professor e aluno é que acontece uma aprendizagem satisfatória. O professor não deve esquecer que o seu papel como educador não é apenas de planejar, ensinar e avaliar, mas formar educando, como cidadãos conscientes e inseri-los na sociedade. O aluno necessita ser amado e respeitado no contexto escolar. A função da escola não se limita apenas em transmitir conhecimentos, mas também na formação de pessoas conscientes e equilibradas emocionalmente.

Maria Inez Alves Nascimento e Silva
Helena Brandão Viana
Evodite Gonçalves Amorim Carvalho
Magda Jaciara Andrade de Barros
VER NOTA COMPLETA INICIO
LEER MÁS
EFDeportes.com