EFDeportes.com

Facebook Twitter Google +

Actividad Física Laboral

12.12.2012
Brazil
POR |

O que é o treinamento lúdico ‘outdoor’?

Por ser o lúdico um atrativo diferente de treinamento dentro das empresas, pode-se perceber grande aceitação desse tipo de atividade

 

O treinamento lúdico consiste em determinados tipos de atividades, focalizando, especificamente a brincadeira, o jogo, o prazer e a diversão, como características básicas, sendo oferecido às empresas em forma de experiências, neste caso, vivenciadas em ambiente fora do trabalho, ou outdoor.

 

Este treinamento lúdico outdoor representa um conjunto de atividades que podem ser utilizadas com objetivos motivacional, de integração, ou para assimilação de informações específicas acerca de determinadas tarefas da empresa, entre outras finalidades (MORAES, 2008)

 

Neste tipo de treinamento não são priorizadas somente abordagens de conteúdos dentro de uma sala, mas especialmenteaquelas que podem ser realizadas fora dela, em meio ao contato com a natureza. Esta estratégia permite um distanciamento temporário da realidade da empresa, ainda que as pessoas ou os objetivos perpassem a esfera empresarial. As ressonâncias do trabalho em meio ao ambiente natural já estão sendo pesquisadas por autores como Machado (2006) e Moraes (2008), preocupados em perceber o envolvimento de atividades diferenciadas em meio à natureza, como possibilidade de alteração de condutas, atitudes, inclusive, capazes de promover nova aceitação ao elemento lúdico, como comportamento primário da espécie humana (SCHWARTZ, 2004), fomentando a atitude lúdica.

 

Schwartz diz que pode-se entender por atitude lúdica: “... a disposição para modificar, inserir e propor situações que são égide da permissividade, do prazer, da confiança, da necessidade de segurança e na qual se permite o fantasiar e o imaginar, elementos que são dependentes de condições singulares de experimentação...”

 

Quando se fala em treinamento lúdico “outdoor”, salienta-se um novo significado, que são as atividades já conhecidas de caráter lúdico, só que vivenciadas fora do ambiente físico do trabalho, em meio à natureza, mas, inseridas no ambiente pessoal de trabalho.

 

A partir de um redirecionamento neste sentido no treinamento empresarial, isto é, tornando-o mais lúdico, utilizam-se conteúdos diferenciados das questões cotidianas enfrentadas pelas pessoas envolvidas nesta determinada realidade, com alto índice de aderência ao mundo real, onde será necessário o trabalho em equipe, o planejamento e o uso da criatividade, de formas inusitadas e que podem ser reassimiladas no contexto do trabalho, salientando o aspecto motivacional de cooperação para lidar com os problemas da empresa, formando uma verdadeira equipe, ao que se propõe chamar de Team Building.

 

“Team Building”

O “team building”, termo utilizado nas ações corporativas, segundo Alexandre e Penetra (2008), é um processo de motivação que tem como objetivo criar em um grupo de pessoas o “espírito de equipe”, gerando um sentimento de pertença ao grupo e melhorando a forma como as pessoas interagem e trabalham em conjunto. Ao se juntar estes dois conceitos - o lúdico e o “Team Building”, têm-se o que se convencionou chamar de “team work” (trabalho em equipe).

 

A principal diferença entre a proposta do Treinamento Lúdico Outdoor e os processos geralmente utilizados de motivação para equipe é a de que, nos da dinâmica tradicional ocorrem às atividades dentro da própria empresa, e, no primeiro, pelo fato deste processo ocorrer em área externa e envolver tarefas físicas, com alguma dose de desafio diferenciado, ele pode ter ressonâncias interessantes e mais duradouras.

 

Atualmente, muitas empresas têm recorrido a este tipo de treinamento diferenciado, visto alguns resultados já evidenciados.

 

O treinamento ao ar livre representa um conjunto de atividades fora do contexto normal de trabalho, geralmente desenvolvidas ao ar livre e que leva o participante a se sentir sempre envolvido, mesclando desafio e divertimento (com ou sem o risco controlado).

 

Estas atividades, diferentes das situações que ocorrem no cotidiano de uma empresa, têm total relação de associação comparativa aos problemas do dia-a-dia coorporativo. Questões como a interdependência, cooperação, comunicação, sinergia, confiança mútua e liderança são normalmente abordadas neste tipo de treinamento, fazendo com que as atividades tenham muita semelhança com eventuais problemas, que neste sistema, são abordados de maneira lúdica.

 

Quando se inicia o envolvimento e o trabalho com recreação para empresas, muitas vezes, este processo é desacreditado. A partir de um trabalho sério e embasado em conhecimentos específicos, aos poucos se colhem os frutos.

Flávia Andrea Urvaneja de Moraes
Gisele Maria Schwartz
VER NOTA COMPLETA INICIO
LEER MÁS
El Webstudio