Footgolf ou Futgolf, nasceu em 2009 na Holanda, sendo atribuída a sua origem a Michael Jansen, ex-jogador de futebol profissional, nascido a 10 de Junho de 1984 em Nijmegen, que se encontrando a jogar no FC Groningen contraiu uma grave lesão que o afastou dos campos de futebol. Considerando os seus salutares hábitos desportivos, necessitava de uma prática regular de atividade física. Assim, esta nova modalidade desportiva que combinando curiosamente a paixão do futebol com a precisão do golfe, rapidamente se difundiu pela Bélgica, Alemanha, Hungria e Espanha.
Em Portugal, o Footgolf é jogado pela primeira vez, em fevereiro de 2013, num torneio com cerca de seis dezenas de praticantes, na Quinta da Marinha. A modalidade foi trazida para Portugal pela francesa Marie Odile Antonelli, co-fundadora e Presidente da Associação Desportiva Portuguesa de Footgolf, sendo membro da Federação Internacional de Footgolf, e pelo marido, um jogador de golfe profissional, que há cerca de dois anos implementaram a modalidade, considerando o clima, os magníficos campos de golfe e os muitos adeptos da modalidade futebol. Segundo a Associação Desportiva de Portuguesa de Footgolf, o “Footgolf é uma modalidade, jogada com uma bola oficial de futebol, praticada em campos de golfe oficiais, com o objetivo de atirar com o pé a diversas distâncias até ao “Ghole”, no menor número de chutos possível”.
Ao nível das regras as caraterísticas mais determinantes são:
1. Marcação personalizada da bola.
2. Obter o scorecard junto do secretariado da organização e estabelecer o cruzamento dos resultados com o jogador que compete diretamente.
3. A bola tem de ser rematada num só gesto contínuo com qualquer parte do pé, não sendo permitido empurrar, pisar, arrastar ou tocar na bola de outra forma.
4. Esperar que a bola fique completamente imóvel até executar o chuto seguinte.
5. Jogar atrás da linha do tee, até dois metros para trás, no máximo. A ordem de iniciar o jogo, o primeiro ghole é definida por sorteio. Nas seguintes, o jogador com melhor pontuação, ou seja, com menos chutos, é o primeiro a bater a bola, depois o segundo, e assim sucessivamente.
6. Enquanto um jogador joga a uma buraliza, deve chutar a bola tal como ela ficou. Não é permitido tocar-lhe ou reposicioná-la.
7. Não interferir com a trajetória da bola, parando-a ou evitando obstáculos, como os de água, por exemplo.
A bola ficou num obstáculo de água (estacas amarelas), num obstáculo de água lateral (estacas encarnadas) ou num bunker: Se a bola estiver na areia, pode ser jogada tal como está sem penalizações. Não tocar na areia ou resíduos móveis. Restaurar o bunker para ficar tal como estava antes da jogada.
8. Só no green é que os jogadores podem levantar e recolher a bola. Quando um jogador está a jogar, o adversário não deve estar perto ou diretamente atrás da bola ou do ghole, para ver a inclinação do green. Atingir uma buraliza, introduzir a bola mesmo que a distância seja mínima. Não há ball given em torneios por pontuação.
9. Os obstaculos ou resíduos móveis (ramos, folhas, pedras entre outros objetos) podem ser retirados. Contudo, se a bola se mexer, o jogador será penalizado com um chuto.
Os obstáculos artificiais (ferramentas de jardinagem, caixotes de lixo) podem ser mexidos sem qualquer penalização. Se a trajetória da bola for alterada, pode ser reposicionada sem penalização, como por exemplo se uma bola ficou encostada a uma pá.
Obstáculos imóveis: pode-se levantar e deixar cair a bola sem penalização, mas sem a aproximar do ghole, como por exemplo, encostada aos postes de um sinal ou cartaz, a um aspersor de rega ou debaixo de um carro, entre outros.