O Brasil é sede dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que acontecerão de 23 de outubro a 1 de novembro de 2015 em Palmas (TO), com a presença de mais de dois mil atletas de 30 países. Com o slogan: “Em 2015, somos todos indígenas”, a capital do Tocantins recebe dezenas de etnias de todo o mundo. Além dos indígenas das Américas, também estarão presentes os povos da Nova Zelândia, Congo, Mongólia, Rússia e Filipinas. Do Brasil, cerca de 24 etnias participam da competição.
O evento é composto por jogos indígenas, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos ou jogos nativos de integração. Outra parcela do evento é composta por esportes ocidentais competitivos, que também tem a característica de unificação das etnias e povos indígenas.
Neste dia de 22 de outubro a grande atividade foi a cerimônia do fogo sagrado, que possui toda uma ritualidade específica para estes povos. Ocorreu na Praça dos Girassóis, no centro de Palmas (TO), em que várias etnias estavam presentes: Guna (Panamá), Txche (Nicarágua) e Manoki (Brasil).
Equipe
Professores: Flávio de Campos, Marco Bettine e Regina Claro.
Fotografa: Catherine Krulik.
Discentes: Alice Matsumoto, Aluã Oliveira, Caio Lotufo, Aline Pizzol e Rafael Pacheco.
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas.