EFDeportes.com

Facebook Twitter Instagram

Educación Física

03.12.2021
Brazil
POR |

Amor que educa: releitura do livro

Este livro reúne artigos que retratam situações cotidianas no ambiente escolar, com personagens reais contribuindo para uma sociedade melhor.
Capa e capa de verso da obra científica
Certificado de publicação da Editora Kimera Publicações
Amor que educa: relectura del libro
Resumen: Este libro reúne artículos que retratan situaciones cotidianas en el entorno escolar, con personajes reales que contribuyen a una sociedad mejor.
 
Love that educates: rereading the book
Abstract: This book brings together articles that portray everyday situations in the school environment, with real characters contributing to a better society.
 
Este é um livro, que traz, em seus artigos, diversas experiências vinculadas a Psicomotricidade que está aliançada ao afeto de afetar e ser afetado, retratada especialmente porexperiências cotidianas em comunidades carentes, nas favelas do Rio de Janeiro com crianças, adolescentes e jovens da educação básica, nas cidades de Niterói e São Gonçalo.  Mostrando também, o papel da afetividade e do profissional de educação física nesses locais de risco e vulnerabilidade social.
Esta literatura científica, foi lançada em Universidades Públicas e Particulares no Brasil, no Chile, na Argentina e, em grandes instituições como o Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, no Google Books, Google Scholar, em revistas científicas indexadas no Brasil, Chile e Argentina, na Secretaria Municipal de Saúde em São Gonçalo-RJ e, no evento XVIII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, através dessa revisão bibliográfica mostraremos o fator primordial da educação física, do comportamento e da cidadania, através de experiências em projetos sociais e o desenvolvimento desses sujeitos nos estabelecimentos de ensino, que é possível perceber que o profissional de educação física tem um papel de suma importância na vida dessas crianças, adolescentes e nos seus aspectos biopsicossociais, em sua educação integral e corporal, através da Psicomotricidade nos aspectos afetivos, cognitivos, motores e sociais, bem como, nos aspectos da saúde mental e, da importância dessas atividades físicas no cotidiano escolar. 
A obra Amor Que Educa, com ISBN: 978-85-68883-12-9, investiga a história da comunidade carente que sofre com a falta de infraestrutura, com a vulnerabilidade e o risco social; ali o trabalho de educação física, com atividades coletivas, individuais e culturais, foi inserido para assistir a população; trata também do desenvolvimento da Psicomotricidade na atuação profissional em educação física.
Observamos em todos os textos a importância do afeto e do movimento na formação do discente e, que faz a diferença para uma mudança de condutas, de atitudes e de interesses nas aulas e contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos no cotidiano. O trabalho aponta o lado afetivo positivo do educador como possibilidade de acesso às crianças problemáticas, tímidas, deficientes e pouco sociáveis, que sofrem com o descaso social e pela falta de uma família minimamente estruturada. É demonstrado no estudo que a família pode influenciar positiva e negativamente na formação desses jovens que passam por problemas sociais e afetivo e, que isso reflete dentro das salas e nas escolas que absorvem esses discentes e que a intervenção do professor é fundamental para sua formação integral e, também a sociedade se importando com tal situação favorece para a melhoria da saúde mental e física do professor.
Assim, o afeto nos mostra que é um aspecto da Psicomotricidade importante na vida desses sujeitos, para dar segurança, demonstração de carinho, cuidado, atenção e crescimento pessoal para esses jovens carentes de vários aspectos. Este livro, que foi publicado pela Editora Kimera Publicações, pretende mostrar a importância que a Psicomotricidade Funcional e Relacional exerce na vida e no cotidiano dessas crianças que residem em favelas de permanente risco social e que o educador é uma figura influenciadora, positiva ou negativamente, na vida desses jovens e, que o movimento e o afeto são aspectos básicos fundamentais para a formação do sujeito biopsicossocial.
 
Marcelo Bittencourt Jardim
Membro do Comitê Científico da Revista EFDeportes.com na Argentina em Buenos Aires; Membro do Comitê Editorial da Revista ODEP da Universidad de Los Lagos em Santiago no Chile; Docente em Educação Física, Escritor, Mestre em Ciências da Educação (UCPY), Especialista em Psicomotricidade Educação e Clínica (IBMR); Bacharel e Licenciatura em Educação Física (UNIPLI), com aperfeiçoamento acadêmico em Saúde Coletiva (UFRJ) e aperfeiçoamento docente em Educação Básica (CECIERJ/CEDERJ); marcelobjardim@gmail.com
 
Referências
  • Bienal Internacional do Livro RJ (2017). Lançamento do livro Amor que Educa.
  • Conselho Federal de Educação Física (2016). Boletim Eletrônico do CONFEF.
  • Editora Kimera Publicações (2016-2017). Lançamento do Livro: Amor que Educa. XVIII Bienal Internacional do Livro-RJ.
  • IBMR-RJ (2016). Lançamento do livro: Amor que Educa. Seminário Clínico em Psicomotricidade.
  • Jardim, M.B. (2016). Amor que educa: O afeto como instrumento primordial na atuação do educador físico com crianças e jovens de comunidades carentes (1ª edição). Rio de Janeiro, Brasil: Editora Kimera Publicações, 152p.
  • Jornal O Fluminense (2015). Lançamento do livro Amor que Educa. Impresso e online da cidade de Niterói/RJ.
  • Lecturas Educación Física y Deportes (2015). Amor que Educa. Reseña del libro. Amor que educa. Resenha do livro. EFDeportes.com.
  • Lecturas Educación Física y Deportes (2020). Libro Amor Que Educa: el contenido. EFDeportes.com | Lecturas, Educación Física y Deportes, Revista Digital | Sitio Móvil.
  • Lecturas Educación Física y Deportes (2020). Presentations of the book 'Amor que Educa’. EFDeportes.com | Lecturas, Educación Física y Deportes, Revista Digital | Sitio Móvil.
  • PROPGPEC-RJ (2016). Lançamento do livro: Amor que Educa. 2ª Jornada De Psicomotricidade do Colégio Pedro II, São Cristóvão/Br.
  • PUC-RS (2016). Lançamento do livro: Amor que Educa. XIII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade. 
  • Revista Educação Pública (2016). Resenha do livro Amor que educa. Cecierj.edu.br.
  • Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo/RJ (2017).  Divulgação de profissional e do lançamento do livro Amor que Educa. Bienal do livro.
  • UNESA-Niterói (2016). Lançamento do livro: Amor que Educa. Curso de Pedagogia.
  • Universidad de Los Lagos, Campus Santiago no Chile (2016). Presentación del Libro. I Congreso Iberoamericano – CIODEP, Viernes 18 de noviembre. 
  • Vinholes, S. (2019). Análise e contribuição universitária da pesquisa educacional Amor que Educa para formação de docentes e professores de Educação Física no Rio Grande do Sul. Revista Educação Pública.
 
-0-
Marcelo Bittencourt Jardim
VER NOTA COMPLETA INICIO
LEER MÁS
EFDeportes.com