EFDeportes.com

Facebook Twitter Google +

Recreación

25.06.2015
Brazil
POR |

O lazer na cidade de Macapá - AP

Mesmo com o avanço maciço das tecnologias, percebe-se no estado do Amapá que ainda é forte a presença de crianças nas ruas e praças brincando
Orla de Macapá
Bicicleta
Patins
Skate
Kitesurf

Introdução

As ruas sempre foram espaços alternativos de lazer para diversão, descontração e convívio social das crianças, lugar onde desenvolvem suas brincadeiras e relacionam-se com outras pessoas. O lazer tem a capacidade de proporcionar para o indivíduo uma sensação de bem estar, de felicidade.

Mais com o avanço da industrialização e das tecnologias, muitas crianças acabam ficando muitas vezes em casa em frente aos computadores, vídeo games e televisão deixando de vivenciar práticas corporais como jogos e brincadeiras tradicionais, além da prática de outras atividades de lazer como andar de patins, bicicleta, skate, jogar bola, e a prática de atividades esportivas que acabam perdendo seu espaço em meio aos avanços da sociedade moderna.

Porém mesmo com o avanço maciço das tecnologias, percebe-se no estado do Amapá que ainda é forte a presença de crianças nas ruas e praças brincando. Macapá é o município brasileiro do estado do Amapá, que está localizado na região norte do país às margens do rio amazonas. É um estado dotado de uma rica cultura, com suas danças, crenças e suas tradições, a cidade possui alguns espaços públicos como as praças que são ocupadas pelas crianças, jovens e adultos diariamente para as mais diversas práticas de lazer, como: pedalar de bicicleta, andar de patins, skate, brincar de bandeirinha, queimada ou simplesmente um local para encontrar os amigos para conversar.

Diante disto o objetivo do trabalho é investigar o uso recreativo que as pessoas fazem dos espaços da orla da cidade de Macapá como espaço público de lazer.

 

As práticas de lazer enquanto fenômeno social em Macapá

O lazer tem sido, historicamente, uma atividade necessária ao desenvolvimento integral do homem em todas as fazes de seu desenvolvimento, e estar relacionado às experiências que se vive em determinado espaço como, parques, praças, nas ruas, em de atividades esportivas, idas ao shopping ou simplesmente assistir televisão ou jogar conversa fora com os amigos.

Nos espaços da orla de Macapá compreendidos entre o complexo do Araxá até o parque do forte, o lazer estar presente no modo de vida das pessoas que frequentam ou que vivem nessa área, nas diferentes formas de manifestações.

Todas os dias no final da tarde é possível observar na orla de Macapá que muitas crianças e jovens marcam presença no “lugar bonito”, local como também é conhecido a praça do Forte, para andar de bicicleta, patins, jogar futebol, vôlei, queimada, bandeirinha que são as principais atividades vistas por lá. O parque do forte localizado na orla da cidade ao lado da fortaleza de São José de Macapá é uma das principais atrações turísticas do estado, e umas das praças da cidade mais utilizadas para diversão e lazer.

Além do lugar bonito, muitas crianças ocupam a área do Araxá que possui alguns espaços destinados para as crianças brincar como escorrega-bundas e balanços para diversão, o próprio rio amazonas é espaço de lazer onde muitos jovens e adultos jogam fute-lama, praticam o kitesurf.

No parque do forte todos os dias é possível observar a presenças de várias crianças jovens e adultos que utilizam o espaço para seu lazer. O parque tem uma linda vista para o rio amazonas, possui algumas árvores, chafariz, espaços com grama para brincar, uma pequena área com balaços, e escorrega-bunda utilizado principalmente pelas crianças menores.

É importe que esses espaços sejam preservados e alguns precisam de revitalização, pois estes contribuem para uma vivência mais rica da cidade, além de serem um potencial turístico do estado, que contribui para a qualidade de vida da população em geral.

As manifestações mais comuns no parque são as caminhadas praticada principalmente pelas pessoas mais adultas, os passeios de bicicleta é bastante visto por lá, por muitas crianças e jovens. A sensação do momento a patinação, muitos jovens andam de patins, apesar do parque não oferecer boas condições para esta prática devido às condições das calçadas e a falta de iluminação em várias partes do parque. Muitos jovens utilizam o parque para dançar, existem inclusive competições entre grupos de dança de funk e melody. O público gospel também utiliza o espaço para encontro entre os jovens para orar e brincar.

O rio amazonas em frente a orla próximo a estátua de São de José de Macapá é também utilizado para a prática de lazer. Durante todos os dias é possível observar os praticantes da modalidade aquática kitesurf, que utiliza uma pipa e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés, vem colorindo o céu com belas pipas na orla, a modalidade que ganha muitos adeptos todos os dias como pratica de lazer.

Quando o rio está seco, suas margens é utilizada para jogar o “fute-lama”, o futebol que é jogado na lama.

Em frente ao rio Amazonas na orla de Macapá, próximo a complexo do Araxá tem a Pista da orla do Santa Inês, local onde adeptos da modalidade dos esportes radicais como skate, patins e bicicletas, usam os espaço para diversão, treinam suas manobras e reúnem a galera.

 

Conclusões

Este trabalho mostrou que as mais diversas manifestações de lazer estão presentes no cotidiano das pessoas que frequentam a orla de Macapá.

Porém o estado precisa formular políticas públicas de lazer e valorizar a rua enquanto espaço público de lazer, pois na cidade existem poucos espaços públicos que estão destinados ao lazer, além da falta de segurança nesses espaços. Alguns espaços entre o parque do forte e complexo do Araxá precisam de revitalização, para que desta forma ocorra a manutenção e valorização das manifestações de lazer.

Naiana Roberta Dias Rodrigues
André Pereira de Oliveira
VER NOTA COMPLETA INICIO
LEER MÁS
El Webstudio