EFDeportes.com

Facebook Twitter Google +

Recreación

26.11.2015
Brazil
POR |

O Jogo de Bets: aprendizagem, regras e fundamentos

O Jogo de Bets é antigo, e mesmo com a modernidade que conta com jogos eletrônicos, as crianças ainda têm esse jogo como uma de suas principais preferências
Criança jogando bets
Fonte do aprendizado do jogo de bets

A pesquisa realizada foi de caráter descritivo foi realizada com crianças da cidade de Itambé. A amostra foi composta por 40 crianças na faixa etária de 06 a 12 anos de idade de ambos os gêneros. Para a elaboração da pesquisa foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas para que cada participante envolvido na pesquisa fornecesse informações de caráter descritivo, dados referentes ao jogo de bets, regras; fundamentos; materiais utilizados; espaço do jogo e pontuação.

 

Principais regras

As regras mais comuns citadas em fontes e as mais usadas pelas crianças que foram observadas são:

  • O jogo é disputado entre duas duplas. Uma dupla que fica em posse das Bets ataque e a outra dupla que fica em posse da bola defesa.
  • A extensão do campo de jogo é combinada e determinada entre as equipes, nas extremidades do campo de jogo são desenhadas duas circunferências (onde os jogadores de ataque deverão manter as Bets), sendo essas separadas por um “X” (onde será posicionada a “casinha” que os jogadores da dupla de ataque terão que defender e a dupla de defesa terão que a atacar).
  • Só marca pontos a dupla que estiver em posse das Bets (ataque).
  • Os jogadores que estiverem em posse das Bets devem manter sempre as mesmas encostadas no chão e dentro de um dos círculos ao lado da “casinha”
  • O rebatedor deve cuidar de estar apenas com a Bets dentro da circunferência, sendo que caso seja flagrado com o pé sobre a linha ou dentro da circunferência, poderá ser “queimado” e a dupla perder os tacos.
  • Se o arremessador, defesa, acertar a “Casinha” com a bola e derrubá-la, as Bets automaticamente passam a ser dele e de seu parceiro de jogo.
  • O objetivo do ataque é impedir que a casinha seja derrubada pela defesa rebatendo a bola arremessada, e por meio dessa marcar pontos que os levem a vitória.
  • O ataque pontua quando a bola arremessada pela defesa é rebatida e os seus integrantes correm na direção da base oposta, invertendo a sua posição. Para marcar ponto, as Bets de cada integrante devem se tocar no momento que eles se encontrarem durante a corrida. Caso as Bets não se toquem, o ponto não é marcado.
  • Ao rebater (“rebetear”) a bola lançada pela equipe de defesa, o número de pontos marcados pela equipe de ataque é correspondente a quantas vezes consigam trocar de posição entre si até que a equipe de defesa retome a posição de “guardar” a base em posse da bola;
  • Os jogadores com as Bets, ataque, não podem rebater para trás da “casinha” em que estão defendendo mais de 3 (três) vezes, se isso acontecer a dupla adversária, defesa, terá o direito as Bets. (Regra do 3 para traz).
  • Caso a defesa consiga pegar uma rebatida do ataque no ar, sem que a bola tenha tocado o chão, as Bets passam a ser posse da defesa que automaticamente se tornam a dupla de ataque e a de ataque passa a ser defesa.
  • Quando dupla de posse das bets a atingir os pontos necessários combinados, a equipe que conseguiu o mesmo deverá derrubar sua “casinha” e cruzar as Bets no centro do campo de jogo, correr e contar um até o total de pontos combinado. Se o time adversário defesa queimar uma pessoa da dupla adversária, enquanto esses correm e fazem a contagem final, a dupla perde as Bets e perde metade dos pontos.
  • Caso a dupla de posse das bets não consiga derrubar as “casinhas”, cruzar as bets no centro do campo, correr e fazer a contagem, após o último ponto, geralmente 24, poderão manter as bets na circunferência não finalizando o jogo com a contagem de 0 a 24, e tentarão uma rebatida para fazer um outro ponto que no caso seria o 25° ponto, e proceder a finalização do jogo. Outra situação após o 25º ponto irão apenas cruzar as Bets no centro do campo e pronunciar a frase: 3 (três) vezes 8 (oito) = 24 (vinte e quatro) quem perdeu foram 2 (dois) “Patos”, ou uma outra frase, pois, esse ritual também sofre variações de acordo com a localidade onde ocorre o jogo, porém da mesma maneira não poderão ser “queimados” ou sofrerão as penalidades citadas na regra anterior.
  • O jogo acaba quando uma das duplas totalizarem 24 pontos e completar o “ritual” de encerramento da partida: derrubar a casinha em que está cruzar as Bets no centro do campo de jogo, correr e contar até o combinado, sem ser “queimado” por um membro da equipe da defesa.

 

Fundamentos do jogo

Os fundamentos utilizados no jogo de Bets são: rolamento de bola, arremesso por cima do ombro e rebatida vertical por baixo.

 

Resultados e discussão

Verificou-se que nenhumas das 40 crianças entrevistadas aprenderam a jogar o Bets na escola, por meio dessa resposta podemos constatar como esse jogo é deixado de lado no ambiente escolar, mesmo sendo tão divertido e apreciado entre as crianças.

Absolutamente todas as crianças jogam na rua e a maioria (72,5%) aprendeu a jogar com amigos, sendo visível sua popularidade, a amostra conta com crianças de 6 anos de idade que já conhecem e praticam esse jogo.

 

Conclusão

O Jogo de Bets é conhecido e praticado por crianças de diferentes faixas etárias, porém na literatura não se encontra referencias ou relatos de sua aplicação em instituições escolares. Cabe ao profissional da área de Educação Física dedicar no ambiente escolar algum tempo ao ensino e utilização desse jogo tão conhecido. Também são necessários mais estudos e publicações com essa temática para um melhor entendimento do processo de aprendizagem e da pratica do jogo de bets entre as crianças brasileiras.

Cesar Luis Teixeira
Camila Heloisa De Souza
VER NOTA COMPLETA INICIO
LEER MÁS
El Webstudio